Coluna Giselle Santos: Suplementos durante o treino
Os suplementos utilizados durante o treino são compostos por carboidratos de rápida absorção( glicose, dextrona, sacarose), eletrólitos ( sódio e potássio), e algumas pessoas utilizam aminoácidos.
Vários fatores vão determinar a necessidade de suplementação intra treino. Entre eles temos: objetivos, intensidade, duração e tipo de exercicio, jejum prévio ao exercício, baixa ingestão de carboidrato prévio ao exercício.
Séries de exercícios de alta intensidade (> 70% VO2Max) que se estendem além de 90 minutos desafiam o suprimento de combustível e a regulação de fluidos.
Nesses casos os atletas devem ingerir soluções de glicose / eletrólitos para manter os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, prevenir a desidratação e reduzir os efeitos imunossupressores do exercício intenso. Esta estratégia torna-se ainda mais importante se o atleta estiver com pouco combustível antes da tarefa de exercício ou jejum no início do exercício
Nessas situações, é aconselhável consumir carboidratos a uma taxa de 30–60 g de carboidratos / hora. Porém, em uma solução de carboidratos-eletrólitos a 6–8% (6–12 onças fluidas). Tudo isso, a cada 10–15 min durante todo o exercício.
Durante o exercício não é necessário o consumo de aminoácidos. Pois a ingestão proteica adequada ao longo do dia já é suficiente para prevenir catabolismo muscular.
Giselle Santos

* Pós- graduada em nutrição esportiva, fisiologia do exercício, em fitoterapia e em emagrecimento e metabolismo.
* Nutricionista responsável na Clínica Healthy Spot com foco em alto rendimento no Crossfit.
*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit.
*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.
*Giselle é colunista do HORA DO BURPEE. Por isso, todos os meses traz informações para nossos leitores.