CrossFit Real com Fernanda Bennett
Muito além das arenas de competição e de corpos extremamente musculosos, a metodologia do CrossFit visa o bem estar e a qualidade de vida de seus praticantes. Aliás, uma amostra disso é que o criador da metodologia, Greg Glassman, criou inicialmente esse novo estilo de treinamento para ajuda-lo a vencer a poliomelite quando mais novo. Desde então, o CrossFit vem com o intuito e o compromisso de ajudar as pessoas a serem mais saudáveis. Porém, o crescimento e a possibilidade da metodologia se transformar em um esporte competitivo ganhou bastante notoriedade. Por isso, a HORA DO BURPEE trouxe a nova sessão “CrossFit Real” que trará histórias reais de pessoas reais que usam a metodologia para melhorar suas dificuldades do dia a dia.
Dessa forma, abrimos essa nova sessão para contar a história da carioca Fernanda Bennett. Casada com Sérgio Rezende e mãe do pequeno Ricardo, Fernanda é moradora do bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, e começou a treinar esse ano o CrossFit. Para poder praticar, ela escolheu a academia Techbox, para auxiliar sua saúde em sua luta contra o câncer. Fernanda é paciente oncológica e possui tumores no quadril, coluna lombar, posterior de coxa e na cabeça e já luta contra o câncer há três anos.
Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, para quem frequenta a academia, é difícil encontrar essa aluna triste. Aliás, além das aulas convencionais de CrossFit, ela ainda é uma frequentadora assídua das aulas de Ginástica do box. Como ela mesmo contou para nossa equipe, ela conseguiu uma “rede de apoio ao meu redor que me incentiva e me dá forças pra continuar”. Então, leia abaixo a nossa entrevista exclusiva com Fernanda e conheça mais um membro da “mesa dos adultos do CrossFit”.
Você sempre fez atividades físicas?
Sempre fiz atividades físicas. Fui praticante de corrida, fiz musculação e Muay Thai.
Quando você recebeu o diagnostico de câncer? Como foi essa notícia para você e seus familiares?
Desta vez, recebi o diagnóstico há três anos e já esperava. Sempre procuro ver o lado bom das coisas e passo isso pra minha família . Ficamos apreensivos mas confiantes.
Em que fase do tratamento você está atualmente?
Sou paciente paliativa. O tratamento é contínuo pra que eu tenha qualidade de vida .
Qual foi até agora o momento mais difícil de todo o tratamento?
Todos os momentos do câncer são difíceis… o tratamento é difícil. Mas o pior é controlar os espasmos musculares e suportar a dor que vem com eles.
Por que a escolha de praticar o CrossFit?
O Crossfit veio com a proposta de nova atividade agora, pois as outras modalidades já não estavam me ajudando.
Qual a importância de você estar dentro de uma modalidade como o CrossFit?
A importância é sempre melhorar a qualidade de vida.
Muitas pessoas veem o CrossFit como um esporte lesivo ou que necessita estar extremamente preparado fisicamente. Como você vê isso e como tem sido a sua evolução?
O Crossfit é extremamente inclusivo. Faço exercícios com adaptações e sem risco de me lesionar. Tenho conseguido acompanhar bem e evoluindo aos poucos.
Você além de fazer as aulas convencionais de Cross ainda faz as aulas de Ginástica do box, no que isso tudo tem te ajudado?
As aulas de ginástica complementam o aprendizado de movimentos que considero complexos e me ajudam a estabilizar o Core.
Quem são seus coaches e qual a importância deles não só no seu aprendizado como no seu tratamento?
São os coaches Gabriel Romero e Carol Falagan. Eles são meu suporte e confio muito no trabalho deles. Eles contribuem muito na melhora das dores e no controle do corpo.
Você conseguiu conquistar grandes amizades dentro do box, fale um pouco delas para gente?
Ganhei muitos amigos. Se formou uma rede de apoio ao meu redor que me incentiva e me dá forças pra continuar diariamente.
Para finalizar, deixe um recado para quem possa estar passando pela mesma situação que você ou parecida para que ela, assim como você, não desista de viver e se jogar em novas experiências.
A vida é uma só e é boa demais pra deixarmos uma doença resumi-la. Então, que a gente seja feliz e aproveite cada segundo!
Eu tenho um orgulho danado dessa mulher incrível! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻