Faygha: “é a parte que faltava na minha vida”
Ela é a voz dos eventos de CrossFit no Nordeste, Faygha Kiss Guba tem dupla cidadania, afinal ela é húngara e brasileira. Moradora do Recife e apaixonada por CrossFit, nossa entrevistada começou a usar sua voz, seu carisma com o público e sua animação dentro das arenas no ano de 2017. Desde então ela vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no cenário do esporte nacional. Aliás, foi esse sucesso que rendeu a Faygha o segundo lugar no prêmio Melhores do Ano do CF 2019.
Dessa forma, convidamos nossa entrevistada para um bate papo para conhecer um pouquinho dessa cantora de Axé que trocou os palcos pelas arenas e vem chamando a atenção do Brasil. Acompanhe nossa entrevista e descubra quem é a recifense Faygha:
Como você conheceu o CrossFit?
Minha irmã, Mayne Kiss Guba é atleta profissional de CrossFit. Então, sempre a acompanhei mesmo não tendo interesse de praticar a modalidade. Só queria fazer algo pra ficar perto dela porque sempre achei incrível tudo o que ela fazia.
Quando surgiu a idéia de ser locutora de eventos?
Em 2017 veio para o Recife um campeonato muito grande, o Wod Series que foi realizado na Bunker CrossFit. Contudo, o organizador deixou tudo impecável, mas não contratou a locutora. Na época eu cantava em uma banda de axé, todos os meus finais de semana eram reservados para cantar. Dessa forma, eu acompanhava Mayne quando não tinha shows. Justo nesse final de semana não tinha nada.
Como minha irmã tinha contato com o organizador, ela me indicou afirmando que eu não fazia CrossFit, não sabia o que era um BURPEE (como assim produção?) porém, cantava e sabia falar com o público.
Como foi a sua primeira locução?
O primeiro dia foi horrível. Me senti muito perdida. Não sabia falar nenhum nome, não conhecia tanta gente e também não sabia o nome de muitos atletas. Porém, o que me fazia um pouco feliz era estar dentro da arena ao lado de Mayne.
Então voltei pra casa do 1º dia arrasada, chorando e prometendo a mim que não ia voltar no domingo (risos). Minha irmã teve um papo sério e disse para fazer o meu melhor no domingo.
Então pensei comigo: “não vou mais fazer isso na vida então, vou para me divertir, ser ‘FAYGHA’” e deu MUITO certo. Desisti da ideia de falar nome dos movimentos e técnicas, fui para galera. Interagi, falei do tempo, “atleta da raia x (jamais o nome afinal de contas não sabia) e deu muito certo.
Logo foi chegando outros convites e com isso, a vontade e necessidade de me profissionalizar no assunto locução.
Além da locução, você pratica o CrossFit? Qual o seu box?
Simmmm, não vivo sem. Sou da Utter Crossfit minha casa amada.
Como está sendo o desenvolvimento do CrossFif no nordeste?
O Nordeste é um dos estados onde tem o maior número de box de CrossFit do Brasil e cresce cada vez mais. Aliás, a primeira mulher a ir ao CrossFit Games na categoria Elite é nordestina, a Renata Pimentel, que sou fã. Por isso, se eu não fosse do nordeste, eu iria arrumar um jeito de ser!
Quais grandes eventos já tivemos a Faygha na locução?
Estive nas Seletivas TCB 2019 (Fortaleza-CE), BTD – 2018, 2019 e quando tiver, 2020 (Recife- PE), KVRA Games Etapa Recife 2019, Desafio do Mano (RedBull) 2019 (São Paulo – SP), Wod Live, 2019 (Maceió – AL), Wod Games 082 – 2017,2018, 2019 e quando tiver 2020 (Maceió – AL), Caruaru Games – 2017 e 2018 (Caruaru – PE), CrossLovers 2019 (Recife-Pe, João Pessoa – PB e Fortaleza – CE), I Go You Go 2019 (Recife – PE), Inter Box Challege 2019 (Fortaleza – CE), entre muitos outros.
O que é a locução para você?
É a parte que faltava na minha vida pra me sentir completa. Pois fazer as pessoas felizes me enche de orgulho e alegria! Assim como conhecer outros estados, conviver com outras culturas e aprender tudo que venho aprendendo, só me faz ter mais certeza que estou no caminho certo.
Qual a importância de termos locutores nos eventos?
O papel do locutor é passar informações do que está acontecendo dentro da arena. Aliás, não só para os atletas que estão competindo no momento como para o público que está assistindo. Por isso, é extremamente importante conduzir cada prova como se fosse única. Independe de categoria e horário. Afinal o locutor conduz o evento e também usa de entretenimento para fazer ele acontecer.
Foi incrível! Energia surreal. Eles são uns queridões. Levar o prêmio para o nordeste me fez entender o tamanho da força que tenho. Por isso sou muito grata a esse estado que me deu o 2º lugar como melhor locutora de eventos de CrossFit no Brasil .
Quando teremos Faygha em eventos no sudeste?
Só chamar ✨ Tenho um desejo enorme de explorar ainda mais outros estados levando o calor do nordeste. Será um prazer incrível !
O ano de 2020 está sendo um ano difícil, como você acredita que será o ano que vem?
O ano de 2020 está sendo de muito aprendizado. Afinal, fomos obrigados a nos reinventar. Jamais pensei que fosse trabalhar em um campeonato 100% online. Sendo assim, o atual momento em que estamos vivendo vai me proporcionar isso. Nunca pensei também que depois da Pandemia, eu iria ter o prazer de ter meu home box em parceria com a ULTRAWOD. Literalmente está sendo o ano de trabalho duro e acredito que 2021 vamos colher os frutos que estamos plantando nesse ano “desafiador”.