Joelheiras para o LPO

Hoje vamos falar de mais um item usado dentro dos treinamentos de CrossFit, a joelheira. Esse equipamento, cada vez mais utilizado, vai muito além da beleza no modelito. A joelheira é usada para auxiliar o atleta na hora de fazer exercícios de LPO que exijam deslocamento de pernas. Mas para que servem?

Inicialmente elas foram criadas para substituir as faixas, normalmente usadas por atletas de LPO. Além de não ser prática, a faixa é banida de algumas competições, por oferecerem algumas vantagens a quem utiliza. Assim, a função da joelheira é dar maior estabilidade aos joelhos do atleta, assim aumentando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de lesões. Outro fator que leva a necessidade do uso, são para atletas que fazem treinos mais longos. Dessa maneira, atletas de alto rendimento que precisam treinar mais vezes aos dias e com cargas elevadas, as joelheiras auxiliam. Já para quem ainda é iniciante, o uso das joelheiras pode auxiliar na adaptação e no aumento de peso para atletas mais maduros no CrossFit.

Alguns especialistas ainda optam pelas faixas do que pelas joelheiras. Porém, a facilidade para colocar e tirar as joelheiras, ainda a torna a mais escolhida. Existem diversos tipos e estilos, as de tecido apresentam uma alta compressão e esquentam a região, bom para evitar lesões. Já as de neuprene tem compressão reduzida, mas atuam melhor na correção e prevenção dos padrões de movimentos.

No mercado existem diversas marcas que trabalham com elas, entre elas estão Mamut, Crossmania, Timecap, Pood, Rogue, Gladius, Ryno, Dodger, entre muitas outras

Cuidados na hora de usar as joelheiras

Assim como dito anteriormente sobre os cintos de LPO, as joelheiras não são para serem usadas sempre. Usar sempre poderá causar um efeito psicológico no atleta e uma falha na musculatura de seu corpo. Com o uso frequente, os joelhos acabarão não desenvolvendo o fortalecimento da musculatura ao redor. Dessa maneira, a articulação estará totalmente dependente da joelheira, um dia que o equipamento não for utilizado, o atleta poderá se lesionar com mais facilidade.