Você sabe usar a munhequeira?

Um dos equipamentos básicos de todo CrossFiter, junto com a meia alta, o tênis, a joelheira e o cinto de LPO, é sem dúvida a munhequeira. De pano, elástico, velcro, são inúmeras as opções, cores e modelos. Porém, usar a munhequeira da maneira certa e nos momentos certos podem fazer toda a diferença.

Assim como o cinto de LPO e a joelheira, a munhequeira é um adereço de estabilização, dessa maneira, ela serve para auxiliar em algum déficit no corpo, no caso dela, os punhos. Principalmente para quem é oriundo da musculação, movimentos como clean ou snatch, exigem uma mobilidade de punho quase nunca é trabalhada, como resultado, o incomodo vem. Para facilitar isso e dar mais estabilidade no movimento a munhequeira pode ser uma boa opção.

Contudo, o uso excessivo e desnecessário dela pode acabar prejudicando o corpo. Afinal, ao usar a munhequeira, estamos usando uma “muleta”, fazendo com que os punhos não necessitem se fortalecer, uma vez que, a munhequeira faz o trabalho que necessitaria o fortalecimento. Como resultado, muitas vezes, usar ela, pode ser uma ida sem volta. Assim, toda vez que tirar ela, não vai conseguir fazer nem um push up se quer.

Mas há de fato o outro lado da moeda, a estabilidade que a munhequeira traz, ajuda a sustentar melhor os pesos. Serve como um tensor, o que ajuda muito a estabilização das mãos nos movimentos. Além de tirar incômodos que podem surgir no punho na hora do treino. Ou seja, ele é sim um ótimo auxilio, ainda mais quando é para bater um PR ou com movimentos de muito peso e que dão sobrecarga nos punhos.

Aqueça sem munhequeira

Uma maneira de fortalecimento simples dos punhos está no ato de fazer o aquecimento da aula sem usar a munhequeira. Afinal, durante esse período o peso usado é sempre mais leve e feito para aquecer os músculos que serão usados. Com isso, não há a necessidade do uso de um acessório feito para ajudar na sobrecarga.

Para se ter uma ideia, os profissionais de LPO sempre orientam para que o uso das munhequeiras sejam feitos apenas para momentos onde a carga atinja peso superior a 60% do PR. Com isso, usar no aquecimento pode ser uma escolha ruim e ajudará com o não fortalecimento dessa região.

Escolha o momento ideal de usar

Pode não parecer e normalmente é difícil ter alguém no box com os dois tipos de munhequeira. Mas sim, há uma munhequeira ideal para cada movimento que fazemos.

Na hora do LPO, com movimento de clean e snacth, o recomendado é que se use o estilo de pano, uma vez que ele exige um pouco mais de movimento dos punhos. Enquanto que para os momentos de bench press, pro exemplo, a estabilidade vinda das munhequeiras de elástico são mais bem vindas.

Munhequeira não é remédio

Embora ajude, ela não é remédio e muito menos fisioterapia para melhorar o punho. Muitas vezes, a dor nos punhos podem ser lesões antigas, fraqueza e até falta de mobilidade. Com isso, usar a munhequeira não vai fazer com que as dores sejam sanadas de maneira eterna.

Então, é essencial que se faça exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento sempre. Aliás, de maneira diária, alternando os exercícios. Caso a dor permaneça, procurar algum profissional da área é sem dúvida a orientação mais certa.

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