Os brasileiros no Argentina ThrowDown
O Brasil esteve em peso no último final de semana na Argentina. Aliás, os brasileiros não só invadiram em peso o Argentina ThrowDown, como tivemos muitos deles subindo ao pódio. Verdade seja dita, também tivemos a presença dos melhores atletas argentinos na competição, o que passou a não ser uma missão muito fácil para os nossos atletas. Com um evento estruturado e com muita qualidade, o Argentina ThrowDown é um evento licenciado pela CrossFit e dava vaga para os campeões participarem do Latam Cup do TYR Wodapalooza 2025. Assim, os brasileiros que não conseguiram a vaga no TCB, puderam se desafiar para tentar a vaga. Porém, as únicas vagas dadas no evento foram para os argentinos.
A competição ainda contou com duas etapas de Corrida Fitness estilo Hyrox que aconteceram como parte dos pontos da competição, como também paralelamente a competição de CrossFit. Mostrando assim que o estilo de competição também está ganhando outros países na América do Sul. Aliás foi dentro dela que tivemos a participação de Mel Rodrigues, atleta da Mayhem e um dos grandes nomes do CrossFit Argentino. Contudo, a competição foi também o último momento da atleta que aproveitou o evento para anunciar sua aposentadoria das competições. A notícia acabou sendo uma surpresa para muitos presentes no evento, uma vez que Mel está em uma boa fase como atleta. Porém o Argentina ThrowDown preparou uma homenagem que aconteceu no final da competição, emocionando a todos os presentes.
As mulheres no Argentina ThrowDown
Porém, sem sombra de dúvidas o maior destaque de brasileiros na competição ficou a critério das mulheres. Embora não tenham ocupado a parte mais alta do pódio, que essa foi conquistada por Alexia Williams recuperada de sua lesão que a tirou da Copa Sur. Aliás, Alexia mostrou estar com tudo novamente e é um nome para ficarmos de olho para a temporada do ano que vem. Mas tivemos no pódio as brasileiras Natalia Freire (2ª colocação) que venceu duas provas. Além de Ana do Vale (3ª colocação) que embora não tenha vencido nenhuma prova, conseguiu uma boa sequencia de resultados. Dessa maneira garantindo o último lugar no pódio feminino.
Na sequência, mais três brasileiras no top 10, Rafaela Prado (4º), a atleta Games, Caroline Ribeiro (6ª).
Gabriella Luque (7)º, Rafaella Perico (13ª), Mariana Corty (15ª) Barbara Stecca (23ª) e Letícia Victor (24ª) também marcaram presença na competição. Na categoria RX feminino, Letícia Fernandes ficou na 5ª colocação, enquanto no Master 35+, Simone Safra ficou com 7ª e Luzia Pereira com a 9ª colocação. Fechando a participação feminina ainda tivemos a teen Alice Aleixo que por 10 pontos não levou a 3ª colocação.
Os homens no Argentina ThrowDown
Agustin Richelme mostrou os motivos de ser o melhor argentino do CrossFit, o duas vezes atleta Games pode não ter começado bem a competição, mas conseguiu uma ótima recuperação e se manteve no sub 6 nas demais provas, levando inclusive dois primeiro lugar. Aliás, Agustin conseguiu um feito interessante ao ser campeão no individual e nos times ao mesmo tempo. Com isso, a ponta do pódio ficou para o dono da casa. Aliás, o pódio inteiro foi azul e branco com Juan Ignacio na 2ª colocação e Maximiliano Rasuk na 3ª posição. Dentro da competição, o brasileiro mais bem colocado foi o nosso representante do Games esse ano em times, Bernardo Torquato na 4ª posição, seguido de Bernardo Jardim na 7ª e Frederico Perello na 10ª posição.
Também tivemos na elite da competição a presença do atleta Games Tato Outor (18º), além de João Kupper (19º) e Felipe Torres (26º). Na categoria RX, tivemos na categoria Francisco Walfrido (6º),
William Nascimento com a 7ª colocação. Também Carlos Kempys (23º), Rafael Mello (24º) e Júnior Tostes (30º). Pódio para os brasileiros no Master 35+ com Rodrigo Santana na 1ª colocação e Vinícius Zola na 4ª posição. Também tivemos Eduardo Barreto na 12ª posição. No Master 40+ Jonny Andreus ficou com 7ª posição, Felipe Ramos com a 10ª e Fredão com a 15ª posição.
Os times do Argentina ThrowDown
Tivemos três equipes inscritos, porém na nova categoria Equipe Pré Master. Assim a melhor equipe foi o time hibrido que contou com dois argentinos, Ivan Boroski e Luciano Deleon, além de duas brasileiras, Fernanda Surian e Marcelle Knittel, o Copa Sur Team que conseguiu subir ao pódio na 2ª colocação. Na sequência tivemos o Brazilian Hurricane com Estela Mayumi, Aline de Almeida, Lucas Natan e Gustavo Henrique na 8ª posição. Também tivemos o Team Onzeonze com Carlos Henrique Barreto, Atyla Soares, Giselle Peçanha e Kelly Galvão, que ficou com a 10ª posição. Fechando a participação brasileira a Champs Master ficou com 13ª posição com os atletas Camila Monica, Marcia Castro, Ricardo Novais e Eduardo dos Santos.