Entenda para que serve o Benchmark

ph: Bernardo Pimentel

A CrossFit tem em seu “cardápio” de treinos diversos tipos de Benchmark. Na realidade, esse tipo de treino serve como parâmetro para o atleta se auto avaliar ao longo do tempo. Pois por ser um workout fixo, as pessoas podem repeti-lo quando acharem válido.

Porém, vale ressaltar que para se observar uma real evolução é necessário ter um espaçamento nas vezes que a pessoa praticar. Afinal, sem isso, não se terá tempo suficiente para evoluir. Aliás, esse crescimento no rendimento pode ser de ganho de força, técnica, capacidade aeróbica, cárdio e muito mais.

Talvez o mais famoso dos Benchmarks possa ser o Wod Hero Murph, comumente feito no final do ano, uma homenagem póstuma. Porém, outros foram criados no mesmo intuito de homenagear soldados americanos mortos em combate, como Wod Hero Carse, Wod Hero Daniel, Wod Hero Whitten, entre outros. No Brasil temos a nossa homenagem ao soldado do Bope morto ano passado após um mal súbito, Wod Hero CB Garcês.

Porém, ainda há diversos Benchmarks feitos com nomes femininos, sem o intuito de homenagem póstumo. Aliás, muitos deles são extremamente puxados, tanto quanto os feitos em memória aos soldados. Mas há diversos tipos e para as diversas modalidades, como o Wod Karen, nele o praticante deve fazer 150 wall balls em um for time. Embora seja recomendado que os homens usem med balls de 9kg e as mulheres de 6,5kg, esse peso pode ser adaptado para cada um.

Benchmark para todas as categorias

Outros exigem mais como o wod Fran, Isabel, Jaquie, entre muitos outros, que utilizam mais repetições e mais exercícios, sendo necessário uma maior habilidade do praticante. Porém, todos eles são ótimos para se fazer.

Começar fazendo a Karen e alguns meses depois refazer o workout, seja aumentando o peso ou diminuindo o tempo, será notória a evolução. Depois disso, ir fazendo Benchmarks que vão de acordo com o seu aprendizado, além de importante se torna extremamente divertido e motivador. Afinal, nada melhor do que ver que seu esforço nas aulas estão sendo recompensados.

One thought on “Entenda para que serve o Benchmark

  • 27 de julho de 2022 em 09:23
    Permalink

    Bom dia!

    Achei interessante o artigo!

    Algo que seria bacana é uma tabela que conste os treinos com alguns tempos que categorize se a pessoa tá numa faixa de elite, de RX, iniciante…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook