Musculação pode auxiliar o CrossFit?

Uma das grandes dúvidas para quem está treinando o CrossFit é: posso fazer musculação ou isso vai me atrapalhar? Até onde ela me ajuda ou me atrapalha no meu processo de crescimento dentro da modalidade? Aliás, o contrário também acontece. Muito longe da famosa disputa Musculação x CrossFit, alinhar os dois pode trazer ótimos resultados para sua evolução. Além de melhorar em diversos aspectos o seu corpo.

Com isso, o professor de Educação Física, Jean Gabriel, especialista na área, explica que ao praticar os dois em conjunto, há um ganho de desempenho. “A musculação só tem a agregar para qualquer esporte. No que diz respeito ao CrossFit, ela tem o poder de auxiliar na correção de alguns desvios posturais. Além de prevenir lesões e aumentar a força muscular, proporcionando uma evolução na performance durante a prática de CrossFit”. Contudo, Jean explica que alinhar os dois treinamentos pode ser feito, mas não é algo obrigatório: “precisar é uma palavra muito forte. Mas se você for analisar todos os outros esportes, onde os atletas também fazem sua preparação física, todos usam a musculação. Mas se você só tem tempo para praticar uma modalidade, escolha aquela que lhe dê mais prazer”.

Quantas vezes treinar a musculação e o CrossFit?

Para quem tem dúvidas sobre quantas vezes e o que pode ou não treinar na academia, o professor tranquiliza: “é aconselhável que a pessoa converse com profissional. Assim ele irá elaborar uma nova estratégia de treinamento. Uma vez que uma das características dos Crossfit é ser constantemente variado o treino na musculação precisa ser adaptado para que o objetivo dessa pessoa seja alcançado de forma eficiente. Assim, sem perder a performance, além de segura para que não haja o overtraining. Com isso é difícil precisar quantas vezes a pessoa deve treinar os dois. Vai depender muito dos objetivos pessoais dela e caberá ao Professor de Educação Física direcioná-la da melhor forma”.

Em relação ao estilo do que se deve fazer na academia para evitar o overtraining, Jean explica. “Tanto o treino anaeróbico quanto aeróbico estão presentes na estrutura do Crossfit. A pessoa, pode fazer além? Pode, desde que tenha um acompanhamento profissional para se obter o que falei: eficiência e segurança”.

Para finalizar, Jean explica para quem quer aproveitar a ida ao box para fazer a musculação na sequência. “Vai depender muito de como foi o treino do Cross para aquela pessoa e o que estava programado para ela treinar na musculação. Não é algo que possamos bater o martelo. Então entra a importância do profissional, tanto no Cross quanto na musculação”.

2 thoughts on “Musculação pode auxiliar o CrossFit?

  • 17 de abril de 2021 em 00:33
    Permalink

    Excelente abordagem! É bom ver uma matéria imparcial sobre o assunto 👏🏼👏🏼👏🏼

    Resposta
  • 16 de abril de 2021 em 19:57
    Permalink

    Muito interessante.
    Acho que nos torna mais fortes e preparados para a rotina diária.
    E também para uma melhor auto estima.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook