Calos abertos na volta aos treinos

A volta dos treinos acabou trazendo muita gente de volta ao foco. Afinal, a máscara incomoda, mas a possibilidade de voltar a treinar para muitos acabou compensando não é verdade? Porém, essa volta fez com que muitas pessoas relembrassem o seu começo no CrossFit. Com corpos fora de forma e tanto o cardio como as cargas acabaram ficando baixas. Mas um outro fator também voltou: estourar os calos durante o treino.

Como ficamos muito tempo longe das barras é comum que as mão tenham perdido a resistência de antes, os calos ficaram mais sensíveis e basta uma série de exercícios ginásticos nas barras para ver a “mão abrindo”. Contudo, o machucado, que realmente incomoda muito, esta relacionado a algo muito além do tempo fora dos boxes. Os calos abertos são frutos do ressecamento das mãos, vindo do excesso do uso de álcool em gel e álcool 70% que os dias atuais exigem que usemos, inclusive dentro dos boxes.

Porém, atualmente, é impossível pensar em não usar o álcool para higienizar as mãos, afinal, a covid-19 permanece no Brasil. Mas há maneiras simples para combater esse ressecamento das mãos, que levam com que os calos estourem e machuquem você durante o treino. Começando com ações simples, como limpar o excesso de pele dos calos, o que ajuda com que a pele não seja repuxada e não corte.

Reforce o uso do creme hidratante nas mãos. Se você não tem o costume de usar, passe a usar, se você já usa, use mais. Porém, caso vá usar na sequencia de passar álcool, espere que ele seque nas suas mãos antes de aplicar o hidratante. Como falamos anteriormente, a hidratação ajuda e muito na flexibilidade da pele, o que irá ajudar bastante a mão a não romper os calos.

Nada em excesso, volte aos poucos

Outro ponto importante para evitar o ressacamento é sempre que usar o magnésio, lavar bem as mãos, pois durante o tempo que o magnésico fica na mão, ele continuará ressecando ela. Contudo, lavar a mão em excesso, também é um fator que resseca bastante as mãos, por isso, lave sempre que necessário, mas evite excessos desnecessários.

Aliás, evitar excessos é primordial nesse momento. Como os treinos estão retornando agora, é bom entender que seu corpo mudou nesses três ou quatro meses de quarentena. Logo, ele não vai aguentar o esforço que aguentava antes de parar, por mais que você tenha se mantido ativo durante esse período. Por isso, é importante ter calma na volta e optar por novas maneiras de realizar os workouts da aula.

Um exemplo simples, se você tiver que executar um número alto de movimentos na barra como o T2b, Pull up, Chest to bar ou até mesmo o Bar Muscle Up, opte por fazer mais quebras. Dessa forma, você irá aliviar a pressão nas mãos e poderá repetir os movimentos sem que a sua mão fique estourada de fazer tantas repetições. Respeite seu corpo e volte aos poucos ao ritmo, assim, além de não machucar as mãos, você não irá se contundir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook