Qual a sua categoria?

Todo atleta de Crossfit Competitivo tem o sonho de ser um dia um RX. Porém, passar de uma categoria até a outra pode ser bem confuso. Além disso, as competições possuem diversos requisitos dos exercícios que os workouts trarão. Mesmo assim, muitas pessoas ficam na dúvida se estão aptas para subir do nível. Porém, há alguns pontos a serem levados em consideração na hora de escolher qual a categoria que você pertence.

Entrevistada pela Revista Box Life, a head coach americana Maria Roselle, falou sobre o caso: “vejo constantemente atletas que continuam usando as mesmas cargas e adaptações desde quando começaram no crossfit. Quando pergunto o porquê, eles dizem que fazer RX seria muito difícil. Mesmo assim eles seguem terminando os workouts, 5 minutos antes que todos da aula”, revela a treinadora. Maria também contou que o medo de subir de categoria, nada mais é que um adiamento “de um sofrimento que não sabem se realmente terão“.

Com isso, ela recomenda que os atletas se testem com as cargas superiores em caso de facilidade no wod. A coach ainda analisou alguns pontos como finalizar o wod antes da maioria com

frequência, sair conversando normalmente após o treino, conseguir repetir o wod em alguns minutos depois, conseguir realizar todos os movimentos e em grandes séries e a falta de suor ou cansaço muscular.

A coach ainda afirma: “o que pode acontecer de pior é você não terminar um workout ou precisar diminuir a carga no meio de um WOD. Não se preocupe se acontecer, encontre a carga ou repetições ideais e siga em frente”.

Talvez não seja a hora de subir de categoria

“Primeiro, você deve ter certeza que é capaz de realizar todos os movimentos, por isso converse com seu treinador”. Há também os alunos que vão na contramão e acabam excedendo os pesos muito além do PR. Assim, a ideia de dar um passo atrás e recuar no número de repetições e nas cargas, pode ser uma saída mais inteligente e segura. Tentar levantar um peso maior do que a sua capacidade, poderá lhe render uma forte lesão.

Assim, não terá Time Cap suficiente para que os wods sejam completados. Por isso, preste atenção no seu desempenho, seja para pesos que fiquem leves ou pesados demais. O Crossfit é feito de uma evolução continua e a paciência nessa evolução é o mais forte aliado do atleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook