Crossfit, mas sem dor

O Crossfit é realmente fascinante. Porém, praticar ele exige um cuidado grande, muitas vezes esquecido, tanto por alunos, como por seus coaches, o que acaba trazendo lesões para os praticantes, algumas leves e outras bem graves. Pensando nisso separamos um pequeno resumo de coisas para que você perceba se não está exagerando na hora de treinar. Seja você um aluno ou o próprio coach.

Infelizmente, assim como nas academias convencionais, sempre tem aquele aluno metido a professor. Por já estar a mais tempo no box, muitas vezes pode achar que já sabe como montar um wod. Por isso, acaba não respeitando o que coach preparou. Mudando exercícios e fazendo adaptações estranhas. É importante também sempre se manter hidratado. Se na academia convencional você não costumava beber água. Acredite, no Crossfit você vai precisar beber.

Muitas vezes o aluno não entende que ele não irá morrer se não acabar todos os exercícios dentro do Time Cap do dia. Com isso, ele acaba se esforçando demais para fechar o wod dentro do tempo estimado. Outro fator que leva com que muitos alunos se machuquem, é querer entrar em uma competição, mas não estar preparado para ela. Entendemos que o Crossfit é superar seus próprios limites. Porém, um passo de cada vez e aprenda. Embora sempre aconteça o contrário. Se você é iniciante, faça a competição de iniciante, não se arrisque no scale ou outra categoria acima.

Fraser

Os cuidados dos profissionais de Crossfit

Já para os profissionais que cuidam e treinam os boxs, é necessário, primeiramente, entender que o aluno faz o que o mestre manda. Justamente porque acredita e confia no trabalho do seu coach. Uma vez quebrada essa confiança, ou outra parte do aluno, dificilmente ele irá voltar a acreditar na qualidade profissional do professor e do box.

Muitos coaches esquecem que seus alunos, muitas vezes, são iniciantes e acabam sobrecarregando eles nos wods. Por isso, seja pela intensidade dos movimentos ou peso elevado usado. Esse mesmo problema acontece nos eventos.  Quando os organizadores acabam criando exercícios onde a carga não condiz com o nível dos atletas. Há eventos também que acabam criando exercícios de última hora que nunca haviam sido treinados nos boxs.

Fique atento na hora de treinar, se a carga é pesada, diminua, se não consegue fazer o exercício, fale com seu coach. Caso de fato não consiga fazer, volte umas casas e comece a fazer o educativo do movimento. Não é vergonha nenhuma demorar a pegar algum tipo de movimento. Vergonha é se machucar atoa e não poder mais treinar por imaturidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook