Seletiva de Vinhedo traz os novos desafiantes para a final do TCB

ph: Le Forte Image / Joyce Silva

A quarta seletiva do TCB foi realizada no último final de semana (29 e 30/06) no município de Vinhedo, interior de São Paulo. Como já era de se esperar, grandes nome do CrossFit Nacional apareceram para competir. Assim, as seletivas chegaram a sua reta final, faltando agora apenas a seletiva de Tubarão e Pinda. Porém, embora a presença maciça de grandes atletas, essa seletiva não trouxe grandes quebras de recorde para o elite. No masculino, apenas uma quebra de recorde, enquanto no feminino ninguém quebrou as melhores marcas. Contudo, verdade seja dita, a cada seletiva, fica mais difícil de se quebrar os novos tempos pré estabelecidos. Dessa maneira, a não quebra de recorde, não diminui a qualidade do evento.

Teens

Porém, o mesmo não aconteceu nos teens. Com um destaque, imenso, a atleta feminina Beatriz Clemente, PAM CrossFit, não só conseguiu o primeiro lugar em todas as provas, como estipulou todos os novos recordes da categoria. Beatriz conseguiu diminuir quase um minuto a prova “ORGULHO” e estipulou um novo PR para o workout “CONFIANÇA”, com 58kg. Beatriz é uma das grandes promessas do CrossFit, afinal, tem como padrinhos nomes como Renata Pimentel e Éder Costa. Aliás, ela vem fazendo jus esse apadrinhamento e com toda categoria, carimbou a sua passagem para a grande final. Enquanto Carolyne Silva, da CrossFit Saúde, ficou com a segunda colocação e Lais Maria, da CrossFit Clip, levou a terceira posição.

Já o Teen masculino mostrou que os futuros elites prometem chegar com tudo e dar trabalho na final. Após Luiz Henrique, da CrossFit Black Sheep, levantar a torcida ao estabelecer um novo PR levantando 92kg no Thruster. O representante da CrossFit Damata, Enzo Storani conseguiu elevar ainda mais o peso e jogou 93kg para cima. Dessa maneira, tirando a chance de Luiz repetir o feito do carioca Victor Breedveld de ganhar todos os workouts. Porém, não impediu que ele saísse como o grande campeão da seletiva, Enzo ficou com o segundo lugar e Bruno Xavier da CrossFit Taubaté, encerrou o pódio no terceiro lugar.

Master 40-44

Nos masters, Tiago Lopes, da CrossFit São Paulo, passou a frente de todos e ficou em primeiro lugar no ranking geral do TCB, até o momento. O paulista fez bonito e impôs três novos recordes nas provas “ORGULHO”, “POPEYE” e “VAI OU RACHA”. Dessa maneira, além de Tiago, carimbaram suas passagens para a final os atletas Elcio Mello Jr, da CrossFit MK1 e Andre Ness da CrossFit Moema.

Enquanto no feminino, tivemos a máxima de uma boa constância ser mais importante do que bons resultados isolados. Afinal, a representante da CrossFit Cidade Jardim, Clair Manssur, levou apenas o primeiro lugar na prova “MÃOS AO ALTO” e conseguiu finalizar o evento no lugar mais alto do pódio. Já a atleta da CrossFit São Paulo, Janaina Barduco ficou com a segunda colocação, mesmo tendo vencido três workouts. Finalizando o pódio Marilia Ferreira, CrossFit Ribeirão Preto. pegou o terceiro lugar e estipulou um novo recorde de PR, ao fazer o exercício com 70kg.

Master 45+

O destaque masculino da categoria foi para Ronaldo Ribeiro da CrossFit Bullet Proof Training. Apesar de não ganhar nenhuma prova, sua constância nos workouts o levaram direto para a segunda colocação. Enquanto Marco Mingossi, da CrossFit Ribeirão Preto, ficou com a terceira colocação, mesmo levando o primeiro lugar em duas provas. Contudo, o grande nome do dia foi André Braga da CrossFit Iron Fox, que além do primeiro lugar na seletiva, conseguiu ficar em primeiro no ranking geral.

No feminino, a hegemonia de Luciane Macias foi gritante. Além de seguir isolada na primeira colocação do começo ao fim da seletiva, a representante da CrossFit It’s Time esta em primeira no ranking geral com três recordes a serem batidos. Seguida dela ficaram Fernanda Passos (2ºlugar), CrossFit Boqueirão e Rosele Pardelli (3ºlugar), da Locum CrossFit.

Elite

A palavra constância pode tranquilamente ser o grande ensinamento desse TCB. Desde a primeira seletiva temos vencedores que não levaram nenhum workout em primeiro lugar. Mas mesmo assim, se sagraram vencedores. Não fosse o representante da CrossFit Bauru, Kaique Cerveny quebrar o recorde e levar o primeiro lugar no workout “POPEYE”, conseguindo o terceiro lugar, teríamos um pódio totalmente feito pela constância e não pelos primeiros lugares. Aliás, a constância não só levou Pedro Caetano, da CrossFit Viçosa para o primeiro lugar e o tetracampeão do TCB, Anderon Primo para o segundo, como credenciou ambos com o primeiro e segundo lugar no ranking geral.

O mesmo se repetiu no feminino. A participante do Wod Live, Bruna Fernandes, da CrossFit Rio Preto foi a grande campeã, levando o primeiro lugar na prova “POPEYE”. Na sequencia, a atleta e um dos grandes nomes do CrossFit nacional, Priscila Horvath, da Red Fever CrossFit, levou o segundo lugar. Enquanto Amanda Bacetti, CrossFit Crown III, levou o terceiro lugar. Porém, ambas apostaram na constância para se credenciar para a final. Agora é esperar as próximas duas seletivas restante para ver quem serão os melhores atletas do Brasil que irão disputar a grande final do TCB.

Confira os melhores resultados dos workouts do TCB

Masculino

Prova 1 – 05:52 – Márcio Costa – Seletiva de Fortaleza
Prova 2 –  110 Kg – Gustavo Aranha – Seletiva de Brasília
Prova 3 – 09:24 – Kaique Cerveny – Seletiva de Vinhedo
Prova 4 – 9:59 – Filemon Fernandes – Seletiva de Rio de Janeiro
Prova 5 – 06:07 – Bernardo Almeida – Seletiva de Rio de Janeiro

Feminino

Prova 1 – 06:33 – Marina Ramos Jorge – Seletiva de Brasília
Prova 2 –  79 kg – Brunela Poncio – Seletiva de Rio de Janeiro
Prova 3 – 10:14 – Andressa Ferreira – Seletiva de Fortaleza
Prova 4 – 10:27 – Thais Nunes – Seletiva de Rio de Janeiro
Prova 5 – 05:26 – Luiza Dias – Seletiva de Brasília