Retrospectiva: Os 12 meses do CrossFit em 2022

Estamos fechando 2022, para o mundo do CrossFit e CrossTraining foram inúmeros acontecimentos que tivemos nos 12 meses do ano. Com isso, montamos uma Retrospectiva Especial com um resumo sobre tudo o que aconteceu e foi noticiado pela HORA DO BURPEE nos 365 dias de 2022. Acompanhe o nosso resumo e fique por dentro não só do que aconteceu como também sobre o que irá acontecer no ano de 2023.

Janeiro

No primeiro mês do ano tivemos duas notícias de Dave Castro. Inicialmente o criador dos workouts do Open surgiu para falar das mudanças para a temporada 2022. Porém, nada foi mais polêmico do que a notícia que viria depois, o então CEO da CrossFit, Eric Roza demitiu Dave de seu cargo. Segundo Roza, uma possível falta de uma “liderança colaborativa” por parte de Dave, foi o que havia gerado sua demissão. Como de praxe, nos eventos, tivemos o Woodapaloza acontecendo nos Estados Unidos, onde tivemos o atleta teen Bernardo Jardim subindo ao pódio. Enquanto no Rio de Janeiro, tivemos a primeira edição do ano do G4 Challenge.

Fevereiro

Em fevereiro tivemos de fato a nova validação do Open para o ano, além do anuncio do tão esperado Open22.1 anunciando que a corrida rumo ao Nobull CrossFit Games havia começado. No Brasil, o TCB trouxe uma premiação recorde para a edição do ano, assim como também tivemos o anúncio da chegada da primeira edição do Titan Games que aconteceria na Quadra de Escola de Samba de Vila Isabel na zona norte do Rio de Janeiro. Porém, fevereiro também foi o mês de um notícia triste com o incêndio no box CT Primus, localizado na comunidade da Rocinha, na zona sul carioca.

Março

Sem dúvidas março foi o mês do Open. Afinal foi nele que tivemos todas as provas para a classificação dos atletas para as demais etapas, ao final do mês tivemos finalmente quem seriam os nomes credenciados para participar da Copa Sur, o evento de semifinal para o Games. Também tivemos a polêmica da saída de cinco equipes argentinas da disputa após serem acusadas de terem seus atletas treinando em boxes diferentes. Além disso, com a chegada da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a CrossFit Inc tomou providências para ajudar o boxes ucranianos e retirou as bandeiras russas do site da competição. Também tivemos o anúncio da chegada do primeiro evento de sextetos no Rio, The Six e contamos a história da marca de roupas Krieger.

Abril

Em abril tivemos boa tarde das seletivas TCB acontecendo, iniciando com São José, São Paulo I e II, além de Botucatu. Também tivemos o anúncio da volta dos Specialty Course da CrossFit, além do reajuste nos valores dos cursos de Level 1 e 2. Foi em abril que tivemos o resultado no Games dos atletas adaptados e AGE Group nas Quartas de Final. Porém, também tivemos a notícia triste de que o box CF60 em Nova Iguaçu ficou completamente alagado após uma forte chuva.

Maio

Talvez maio tenha sido o mês com mais acontecimentos dentro e fora do país em relação ao CrossFit. Tivemos ainda no começo do mês os resultados da seletiva TCB de Contagem e Salvador. Também tivemos o inicio das semifinais do Games e a notícia de que David Hippensteel  desistiu de tentar entrar para o evento desse ano nos Masters. A desistência de Scott Panchik na semifinal também se deu em maio, mas ao contrario de David, Scott precisou deixar a competição após se lesionar ao descer do Rop Climb.

Também tivemos a chegada de um novo evento no nordeste do Brasil, o Black Cherry Games prometeu chegar com tudo. Também tivemos a triste notícia de uma caso de homofobia que aconteceu também no nordeste do país do proprietário do Box10. Mas como nosso esporte é um local de superação, também tivemos a primeira entrevista da nossa série “CrossFit da Vida Real” com uma conversa emocionante com Fernanda Bennett. Além de apresentar os Masters da Vida Real, mostrando como o CrossFit é para todo mundo, independente da idade.

Mas com certeza maio de 2022 entrou para história da nossa modalidade com a primeira transmissão ao vivo de um evento carioca. Afinal, foi nesse mês que o Titan Games 2022 invadiu a quadra e trouxe um evento épico para os presentes e para quem quisesse assistir em casa com mais de 24 horas de ao vivo e uma total de mais 20 mil espectadores.

Junho

No meio do ano tivemos a realização das últimas semifinais Granite Games e Far East e a tão aguardada primeira edição da Copa Sur para definir quem seriam os sul-americanos credenciados para o Games. Também tivemos o anúncio da volta de Dave Castro para o coração da CrossFit, mas dessa vez com outra atividade e sem envolvimento no Games. Também tivemos o anúncio do Last Chance Qualifier, a última chance de participar do maior evento de CrossFit da Terra. Além do anúncio da Reebok que pagaria aos atletas que participassem da competição com o tênis da marca e ganhassem as provas.

Também tivemos o anúncio da queda de posição do Brasil em número de box afiliados, descendo da 2ª colocação para a 5ª posição no ranking geral. Trouxemos nosso artigo sobre o que as marcas esperam de seus atletas e como aumentar as vagas para o Games. Além da ação da atleta Julia Kato para arrecadar fundos para ir ao CrossFit Games. Fechando o mês tivemos o anúncio de última hora da mudança de local para as finais do TCB desse ano.

Julho

Julho acabou sendo, sem sombra de dúvidas, o mês mais polêmico desse ano, começando pelo vídeo que rodou a internet com o Caso do Box Colosso. Porém, nada foi mais polêmico do que os casos de doping que vieram a tona após o Copa Sur. Aliás, começando pelas equipes e logo na sequencia, tivemos a triste notícia de que Pedro Martins havia sido pego também. Assim, dias depois a CrossFit lançou a lista de doping oficial. Mas talvez o mais tenso foi a indecisão sobre qual time da América do Sul de fato iria para o Games.

Para a parte positiva do mês tivemos a notícia de que a Nobull repassaria parte dos lucros na venda de camisas para os atletas do Games. Além disso, aconteceu o treinão especial para arrecadar fundos para o praticante do Box Colosso que se lesionou e tivemos o anuncio que o KVRA Games iria para Ilha Bela e o Bop Games mais uma vez invadiu o Mineirão. Também tivemos a tão esperada final do TCB desse ano, que apesar dos problemas, foi um sucesso. Para finalizar o mês, tivemos uma entrevista exclusiva com Anderon Primo sobre sua lesão na Copa Sur.

Agosto

Agosto foi o mês do Nobull CrossFit Games 2022, para esse ano, tivemos uma cobertura exclusiva no nosso canal no YouTube. Também tivemos a realização do evento The Six no Rio de Janeiro nos mesmos dias do Games, além da notícia de que o KRVA Games iria invadir Brasília. Também tivemos o drama enfrentado pela Graw CrossFit no sul do país que teve o box destruído após um temporal. Foi também em agosto que soubemos os valores pagos para os atletas no Games. Logo após o Games, chegou a vez do Rogue Invitational começar a selecionar os atletas para a edição do ano.

Embora as últimas notícias tristes para o Brasil, conversamos com Ricardo Prudente, responsável pela marca no país, que mostrou que o Brasil está no caminho bom em relação a CrossFit. Uma amostra disso é novo kit lançado de conteúdo para ajudar os afiliados e a novidade dos valores de afiliação serem pagas em real. Também foi lançado o programa Battle for Ukraine visando ajudar os ucranianos na guerra.

Setembro

Posteriormente, o mês de setembro tivemos o notícia de que Tia Clair Toomey havia se lesionado durante o Games. Assim como soubemos que Katrin, Barnhart e Kwant entram para a HWPO. Outro ponto interessante do mês foram os primeiros nomes escolhidos para participar do Rogue Invitational 2022. Assim, setembro também trouxe a notícia do evento de sexto Brazilian Games em São Paulo. Outro evento que também foi noticiado pela nossa equipe foi o Tukaha Open no sul do país. Também tivemos duas reportagens que chamaram a atenção do público: A importância das corridas nos wods e a evolução das competições.

Outubro

Primeiramente o mês de outubro trouxe uma boa notícia. Embora tenha de fato caído no doping, Pedro Martins conseguiu diminuir sua pena para dois anos ao invés de quatro. Também tivemos a notícia das diversas mudanças que teremos para o Games de 2023, além da notícia que ano que vem será a última vez do evento em Madison. Além disso, tivemos a notícia da saída da Dubai Championship da afiliação da CrossFit. Aliás, uma das notícias importantes da empresa é que os atletas poderão fazer as semifinais em outros países que não os seus. Mas talvez uma das mais importantes foi a vinda dos Chefões do CrossFit ao Brasil. Além da notícia de uma prova surpresa no Rogue Invitational, soubemos que Tia Clair poderia estar no evento. Obviamente, tivemos o resumo sobre o Rogue Invitational.

No cenário nacional tivemos uma entrevista exclusiva com o criador do evento que promete chegar com tudo ano que vem. Também tivemos a história de superação do Box Garra que em menos de 24h conseguiu reverter um grave problema em sua estrutura. Contudo também tivemos a triste notícias do ataque homofóbico sofrido pela coach Padovani em um evento na Praia Grande, litoral de São Paulo. A atleta Elaine Rocco também contou sua história e pediu ajuda para ir ao Wodapalooza. Tivemos o artigo: Rx no scale, tem solução? que trouxe a tona a polêmica dos eventos.

Novembro

Com certeza novembro foi um mês movimentado para o estado do Rio de Janeiro. No penúltimo mês do ano tivemos a notícia de que CrossFest Verão chegará em Arraial do Cabo em 2023. Também tivemos o Adeus a CrossFit IG que fechou e trocou de dono esse ano. Mas com certeza uma das melhores notícias do ano, o TCB anunciou a volta de sua seletiva para a cidade carioca dentro do Parque Olímpico. Aliás, foi nesse mesmo espaço que tivemos mais uma vez oRiocarioca Games entrado para história.

Já para fora do estado fluminense tivemos o anuncio do Tribo Games, o 1º evento de Cross em Mogi Guaçu. Foram também divulgadas como funcionarão as vagas extras para o Games. Além de contarmos um pouco sobre a história da TOFF e sua nanotecnologia que vem virando febre entre os praticantes de CrossFit. Para finalizar ainda tivemos os artigos “Quanto tempo você se dedica a aprender?” e “Doping não é tudo isso, acredite”, além de mais um artigo da coluna da nossa nutricionista e colunista Giselle Santos: “Leite pode prejudicar a hipertrofia muscular?”.

Dezembro

Com toda a certeza a grande notícia que mostrou que o Rio de Janeiro está em alta e tem tudo para crescer mais ainda em 2023 foi a notícia da última semana. Afinal será também no Parque Olímpico que acontecerá a edição da Copa Sur, a semifinal que irá levar ao Games. Porém, o mês começou com um pedido de ajuda da CrossFit Santo Amaro da Imperatriz que teve seu box destruído pela chuva. Também apresentamos um pouco das ideias de Daniel Boico e sua agência que está revolucionando o Cross.

Também tivemos o último evento do ano, o Arena Rural Games 2022 que além de ser um sucesso na roça fechou o calendário de competições. Além de dois artigos para colocar os praticantes para pensar e repensar sobre a metodologia com
mais superação e menos pódio no eventos, além da indagação se as pessoas usam o CrossFit da maneira certa. Finalizando o ano tivemos a apresentação das datas e locais das semifinais do CrossFit Games 2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook