Retrospectiva 2020: os 12 meses do CrossFit

O ano de 2020 está acabando, porém, bem atípico do que o comum, afinal, a pandemia da covid-19 mudou todo o planejamento do mundo. Assim, no CrossFit não foi diferente e muita coisa aconteceu. Para ajudar você a se lembrar de tudo o que aconteceu esse ano, fizemos uma Retrospectiva mês a mês do mundo do CrossFit.

Com isso, separamos as nossas principais coberturas, reportagens e editoriais, para você rever o que aconteceu no mundo do nosso esporte ao longo do ano de 2020. Acompanhe e relembre os pontos mais importantes e decisivos do CrossFit esse ano.

Janeiro

Como todos os anos, janeiro foi a abertura de um ano que prometia ser promissor e recheado de eventos. Pensando nisso, trouxemos o “Manual do que levar para as competições”, apontando o que não pode faltar para o competidor passar bem por uma competição.

Ainda sobre eventos, tivemos a campanha da Judge Natalle Natal para conseguir levantar fundos para ser a primeira brasileira a participar do
Athens Throwdown, evento que seria realizado em Atenas. Também trouxemos a campanha da atleta adaptada Josi Silva para representar o Brasil no Woodapaloza em Miami.

Também trouxemos uma entrevista exclusiva com Pri Horvath que contou um pouco de sua carreira e planos para 2020. Para ajudar a evolução dos nossos leitores, destacamos a importância da liberação miofascial, dos exercícios acessórios, explicamos o que são os Benchamarks e explicamos como fazer o Rope Climb.

Fevereiro

No segundo mês do ano, tivemos o primeiro evento da marca de roupas Burpee Brasil, o Burpee Brasil Championship, que contou com a presença da nossa equipe e de grandes nomes da elite do CrossFit Nacional.

Além disso, tivemos os nossos colunistas com pautas muito importante para quem quer competir. Enquanto nossa nutri, Giselle Santos explicou as melhores formas de se alimentar durante as competições, Marcelo Prata pontuou a importância de se competir nas categorias certas.

Março

Talvez um dos meses mais movimentados e o comece da maior mudança de 2020. Março trouxe o nosso atleta Games, Gui Malheiros no pódio do Wodapalozza. Já dentro do país tivemos o Brazil CrossFit Championship que pela primeira vez trouxe dois brasileiros no pódio do evento, com Gui Domingues e Andréia Pinheiro.

Também tivemos uma entrevista exclusiva com Thainã Beraldo que colocou sua visão do esporte sem papas na língua. Além da confirmação de que teríamos oito brasileiros indo ao CrossFit Games 2020. Mas também tivemos uma polêmica que ganhou as redes. A Associação dos Personal Trainers do Estado do Rio de Janeiro resolveu jogar nas redes um ataque direto ao esporte e seus praticantes após um vídeo postado pela influencer Juliana Sampaio onde ela se machucava ao fazer um Rope Climb.

Porém, esse foi só a primeira de uma séria imensa de problemas para o nosso esporte. Afinal, março foi o mês que a covid-19 chegou ao Brasil e fez com que boxes fossem fechados e eventos cancelados. Também tivemos a crise entre donos de boxes e o Gympass. Além da chegada dos eventos online como Double IG e Burpee Brasil Championship Quarentena.

Abril

O mês de abril começou com a continuidade dos acontecimentos de março, assim, nossa equipe obteve respostas do Gympass em relação as polêmicas criadas nas formas de pagamento. Com o novo cenário com todos em casa e academias fechadas, tivemos uma nova adaptação para os treinos e muitos profissionais se envolveram nisso.

Assim, tivemos a equipe da YoPro trazendo novas oportunidades para os profissionais de Educação Física, com aulas online em uma plataforma de última geração. Também trouxemos as possibilidades de treinar em casa com o peso corporal e os 10 mandamentos do treino em casa.

Para finalizar o mês, ainda tivemos uma entrevista exclusiva com o representante teen do Games, Miguel Roo e a nossa colunista Giselle Santos, explicou a nova possibilidade de atendimento nutricional em meio a pandemia.

Maio

O mês começou com a triste notícia do cancelamento da ida dos brasileiros aos Games. Primeiro o anúncio foi feito para os teens e masters, posteriormente o anúncio que não teríamos Gui Malheiros e Lari Cunha no maior evento de CrossFit.

Também trouxemos no mês de maio três entrevistas com Laís Telles e Henrique Moreira, além da nossa locutora representante do CrossFit Nordestino, Faygha Kiss. O evento Storm Challenge também lançou em maio o seu evento online. Pensando em ajudar os donos de box, a Ultrawod lançou um projeto para ajudar quem precisa.

Junho

Se as coisas já estavam difíceis por conta do fechamento das academias, as dificuldades e a falta de ânimo das aulas online e o aumento de casos da covid, o meio do ano não trouxe tranquilidade. Foi em junho que uma das maiores polêmicas que mudou as diretrizes do esporte aconteceu.

O até então CEO da CrossFit, Greg Glassman foi acusado de racismo. Levantando a questão: racismo acabará com o CrossFit? O fato ainda trouxe à tona uma acusação inclusive do americano Rich Froening por um ato de racismo por conta de um ativista americano. O fato gerou a saída de Greg da empresa e a entrada de Eric Roza à frente da CrossFit Inc, com um novo discurso contra o racismo. Pensando nessas mudanças, nossa equipe trouxe uma reportagem exclusiva sobre o que pensam os principais coaches brasileiros sobre o caso.

O mês trouxe também a edição do Rogue Invitation online, o anúncio da parceria entre o TCB e a Hopper Nutrition, trazendo o TCB Warm Up e seus atletas. Para aliviar um pouco a tensão, trouxemos uma entrevista com um dos personagens mais engraçados surgidos em meio a pandemia, Gustavo Cunha.

Julho

O mês começou com uma nova perspectiva, com a abertura das academias e o uso de máscaras no treino. O mês trouxe também as etapas do TCB Warm Up, incluindo até mesmo a etapa internacional do evento. Aliás, outro evento que ganhou os holofotes foi a segunda etapa do X1BR que trouxe primeiro a questão das disputas entre dois competidores.

Também foi em julho que conhecemos a história emocionante de Wesley Honorato e sua luta para viver. Já para ajudar a compra de equipamentos para os treinos em casa, elaboramos uma lista de possibilidades, além de trazermos as questões da volta dos treinos e problemas como calos abertos.

Finalizando, trouxemos os nossos novos colunistas da equipe da OneByOne e o anúncio do evento Brasil Championship.

Agosto

Com certeza agosto foi o mês de anúncio de eventos. Afinal, começamos o mês anunciando o Campeonato Brasileiro de Fitness Funcional, passando pelo anuncio do TCB For All, a troca da data das seletivas para o ano que vem, o anúncio das datas do Games e do Open 21.

Porém, trouxemos em agosto as maneiras para voltar aos treinos sem lesões. Ainda trouxemos o “Beirute Tribute Wod” criado para homenagear as vítimas da explosão em Beirute, criado pela 9616 CrossFit. Para finalizar, trouxemos uma entrevista exclusiva com uma das grandes representantes da elite feminina do CrossFit, Gabi Moratti.

Setembro

Setembro foi o mês da primeira etapa do CrossFit Games 2020 e do TCB For All. Com destaques para o handstand de Katrín Tanja e um pedido de desculpas de Ricky Garard a Mat Fraser no Games. Enquanto no TCB, a polêmica ficou para o workout feito com uma barra de 15kg por Beraldo Thainã.

Outubro

Em outubro trouxemos a grande final do Tia e Mat são os campeões do CrossFit Games 2020 como os grandes campeões mais uma vez. Além disso, trouxemos os nomes dos primeiros classificados do TCB For All para a grande final do primeiro evento presencial, após o fechamento dos eventos.

Também trouxemos a Etapa Express do Brasil Championship, nosso teste com os melhores grips, apresentamos a história do Benchmark Hero Wod Chad 1000x e a etapa virtual do Bop Games.

Novembro

Para começar o mês, pautamos o projeto 3xPulmões do primeiro brasileiro da elite no Games, Pablo Chalfun. Também noticiamos a mudança de data do Rio Carioca Games. Dessa forma, o evento passou para 2021. Outros eventos também noticiados foram o Sul de Minas Games e KVRA Tá On!

Porém, novembro ainda trouxe as grandes finais do TCB For All, com a saída pré-matura de Kaique Cerveny e o penta campeonato de Anderon Primo e Anita Pravatti.

Dezembro

Definitivamente, dezembro foi um dos meses mais agitados do ano. Afinal, foi um mês de notícias e polêmicas. Aliás, mudanças significativas para o mundo do CrossFit nacional. Primeiramente, tivemos o anúncio da venda do Ginásio do Ibirapuera, local onde temos eventos importantes como o TCB e o BCC.

Também pautamos o aumento da covid-19 novamente nas principais cidades do país, o que atinge diretamente os boxes. Além das novas diretrizes do Open 21, também tivemos a desistência do CEO da CrossFit, Eric Roza de vir ao Brasil. Com a chegada do final de ano, como já é de praxe, tivemos o período do Hero Wod Murph. Então, para ajudar nossos leitores, pautamos as principais dicas para a hora de realizar o workout.

Mas não paramos por aí, trouxemos também a nova homenagem ao policial militar do Rio de Janeiro, morto em combate com o Hero Wod Cardoso. Para finalizar o ano, trouxemos os perigos de se trocar o Wod Murph pelo Wod Atalanta feito no Games 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *